Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Meu poema preferido



Vida de Moleque

Tá com medo tabarel?
É de linha de carretel!

Feita pra ventos fracos ou para ventos fortes
Venha me cortar, se tu tens sorte!

Venha, vamos cruzar!
Tá com medo?
Vamos torar?

Vem vento catinguelê
Cachorro-do-mato quer me morder.

Sou bom de bola e de rasteira.
Rodo pião, planto bananeira
Brinco de toda brincadeira,
Mas a cafifa é a primeira.

São várias as voadeiras:
Cafifa ou pipa, papagaio, baratinha,
Arraia, pião, morcego e cortadeira.
E assim foi a minha infância inteira.

O empinar uma pipa, botar cafifa no alto
É coisa de criança travessa,
Lá do morro ou do asfalto.


Soltar cafifa,
É coisa séria e importante
Você ligado por uma linha ao seu coração
Tão distante.

A pipa vai subindo. A linha você vai dando
E a tal adrenalina, aos poucos aumentando
É que há um misto de risco e prazer
Na medida que ela, de vocêVai se distanciando.

Cafifa cortada, pipa voada.
O coração em desespero:
É minha, peguei primeiro!

Majestosa ela voa lá no céu.
Bela, fascinante, cheia de linha!
Me faz lembrar de uma época tão boa.
A bela época, da infância minha.

Tá com medo tabarel?
É de linha de carretel!
Vem vento catinguelê
Cachorro-do-mato quer me morder




2 comentários:

  1. Jurandir,
    Você está demais! Dê muita linha pra sua fantasia, que nos faz voar alto!
    Lembrei muito do meu pai ao ler o seu poema!
    Adorei!
    Um beijo,
    Rachel

    ResponderExcluir
  2. Beleza sua poesia, e lembro mais;

    Fazer pipa esticadinha,
    Fazer cabresto de 3 linhas,
    Envergar e fazer rabiola de papel fino,
    Pra dibicar bem e bonito

    Comprar carretel de linha dez,
    Moer vidro nos trilhos dos bondes,
    Fazer cerol com cola de madeira,
    Botar a pipa no alto
    Longe dos fios da Light

    Cruzar
    Cortar na mão
    Cortar e aparar aquela pipa
    Que estava cortando todo mundo

    Soltei pipa pra caramba
    Depois de avô
    Dei aula de pipa
    Pra turma da netinha

    Mas meu encanto,
    Confesso,era o botão,
    E o melhor botão era o Dida do Flamengo...
    Mas isso é outra historia...

    Abração
    Edmar Faco
    Pai da Rachel,Gustavo,Maria,Gustavo e Julia e
    Avô da Heleninha.

    ResponderExcluir